quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Evolução do Armamento_Vitrine 01








Vitrine 01 – FERRAMENTAS DE GUERRA DE PAZ






·         SABRE REPÚBLICA

Sabre de 1889, implantado no Brasil, no início da república, sendo esta a arma de combate dos Oficiais. Com a lâmina alongada, uma guarda fechada que protege as mãos e poucas decorações.







·         ESPADIM


Espadim é uma espada em escala reduzida, com todas as suas características, principalmente seus aparatos. Esta espada, originária da rapieira,  é comumente utilizada pelos aspirantes a oficial nas Academias Militares de diversos países.
O Espadim, portanto é muito mais que uma arma, é símbolo de conquista, de realização, de honra e de dignidade. É de grande valor destacar a tradição que esta arma representa, sendo justo o orgulho de quem a ostenta, mesmo comparada a outras, como escreveu Machado de Assis em sua obra Memórias póstumas de Brás Cubas “Nunca mais deixei de pensar comigo que o nosso espadim é sempre maior do que a espada de Napoleão”.


·         LANÇA RETINIDA


Ferramenta adaptada de uma Espingarda de Pederneira, destinada a lançar cabos (retinida) de navios para o porto, facilitando a atracação.








·         ESPINGARDA DE PRECISÃO


Arma do século XIX, fabricada na Suíça, país que se caracterizava pelo amor ao esporte de tiro ao alvo desde os dias de Guilherme Tell. Tem coronha anatômica e gatilho de precisão.








·         ESPINGARDA DE ESGRIMA


Modelo usado na Guerra da Tríplice Aliança, adaptado para treinamento de baioneta no Exército Brasileiro.







·         CARABINA PUMA



Nomenclatura: Carabina Rossi Puma

A Carabina Rossi Puma, modelo 1976, foi fabricada baseada na americana Carabina Winchester, modelo 1892. A empresa brasileira Amadeo Rossi adquiriu licença e ferramental para produzi-las na década de 70. O modelo 1892 foi empregado no Brasil no ano de 1932 pelo Serviço Voluntário de Policiamento Civil, subordinado ao Departamento de Mobilização Civil.

Características Técnicas:
País de origem: Brasil;   
Calibre: .38SPL;
Capacidade de disparo: 10 disparos com repetição;
Peso: 2,630 kg
·         





      GARRUCHA


Arma de uso civil muito comum no interior do Brasil no final do século XIX e início do XX.
·       







         REVÓLVER PROTECTOR



Nomenclatura: Revólver Turbiaux Protector

Modelo francês fabricado em 1882 pelo Jacques E. Turbiaux; projetado no tamanho de um relógio de bolso, poderia ser ¨escondido¨ em uma das mãos, ficando exposto, apenas, o cano do revólver. Nesta arma não havia um gatilho convencional e seu disparo era feito apertando a arma contra o punho. 

Características Técnicas:
País de origem: França
Calibre: 32mm extra curto
Capacidade de munição: 06
Peso: 260g




·         CARABINA


Modelo ROSSI OVERLAND COACH 12ga, carabina de cano duplo lado a lado com martelos expostos! Escassos barris de 28 polegadas, aprimorados e modificados. Vista lateral com gatilhos duplos.




·         SOCO INGLÊS


Nomenclatura: Juntas de Bronze

Conhecido como soco inglês, juntas ou soqueira, originário da Inglaterra e surgiu no século XIX. É uma arma utilizada em combate corpo a corpo. Apesar do seu nome, Juntas de Bonze, eles geralmente são feitos de outros metais, plásticos ou fibras de carbono e foi
projetado para preservar e concentrar a força do soco, direcionando-o para uma área de contato mais dura e menor, eles resultam em aumento da ruptura dos tecidos, incluindo uma maior probabilidade de fraturar os ossos da vítima no impacto.





Nenhum comentário:

Postar um comentário